sábado, 19 de março de 2011

Quem atrapalha o transito é a bicicleta ou o carro?



Todas as pessoas, especialmente motoristas de veículos automotores, devem tomar consciência de que uma bicicleta na rua é um carro a menos. Todos os motoristas e escolas de motoristas devem conhecer o artigo 58 do Código Nacional de Transito, que diz, em resumo: o ciclista tem o dieito de circular na mesma pista do carro. O carro deve afastar-se um metro e meio da bicicleta. A bicicleta tem preferência no transito, em relação ao carro e moto.
-Estudos comprovam que para distâncias de até 10 km, nos grandes centros, é mais rápido e econômico andar de bicicleta do que de carro.
-Pelo menos uma vez por semana use bicicleta como meio de transporte; quem agir assim estará colaborando para a conservação da vida na Terra.
-Não se pode entender porque ônibus e taxis, principalmente, dirigem com tanto furor contra os ciclistas. A bicicleta é autorizada, por lei, a circular nas mesmas pistas de carro. O asfalto não é só do carro, é também da moto e da bicicleta. O ciclista tem o dever, também, de observar as leis de transito, respeitar a todos, especialmente pedestres. Um ciclista pedalando em qualquer cidade deve ser um fato para ser comemorado, vez que é um carro a menos. No entanto, os emprutecidos motoristas que vêem o ciclista, como algo que está atrapalhando o transito quando em verdade, quem atrapalha o transito é o carro e não a bicicleta. O motorista de carro sem educação enxerga a pista como sua propriedade exclusiva. Um ciclista pedalando de acordo com a lei é alguem que deve ser homenageado, jamais hostilizado, vez que é alguem que está colaborando com um carro a menos na rua. Quem atrapalha, engarrafa, mata, mutila todo tipo de vítima no transito é o carro, nunca a bicicleta.
Valci Barreto - valcibarretoadv@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário