terça-feira, 12 de abril de 2011

BICICLETA: MEIO DE TRANSPORTE E DIVERSÃO Multimodalidade









“Que o canoense adora andar de bicicleta nem precisa dizer. Basta olharmos as ruas e os parques da cidade para comprovarmos. No entanto, o perfil do ciclista mudou nos últimos anos. Existe um número significativo de pessoas utilizando este meio de transporte para ir trabalhar.

– Acredito que havia um pouco de preconceito por parte das pessoas. Isso tem sido superado ano após ano. A bicicleta é um veículo politicamente correto, e pedalar faz um bem enorme à saúde – afirma o ciclista Itamar de Souza, que há três anos usa a bicicleta para deslocar-se do Niterói até o trabalho no São Luiz.

– Eu uso a bicicleta para trabalhar e me divertir. É uma companheira inseparável – comenta o jovem Bruno Barboza.

Busquei conhecer o perfil do ciclista canoense conversando com alguém que trabalha com bicicletas. Olivério Trindade, o Lelo, como é conhecido, informou-me que o ciclista de hoje tem se preocupado com a segurança:

– O ciclista está muito mais consciente. Ele se importa com o trânsito observando as normas de segurança. Um grande número, principalmente os que se utilizam da bicicleta para trabalhar, usam capacetes, joelheiras e demais utensílios de segurança.

Lelo comentou também que o número de mulheres que pedalam aumentou nos últimos tempos.

– As mulheres são ainda mais cuidadosas com a segurança. Elas também se preocupam com a segurança dos filhos quando os presenteiam com uma bicicleta – afirma o ciclista.

Com tantos canoenses pedalando, seria interessante que a prefeitura começasse a pensar em criar ciclovias. Seria uma excelente alternativa ao trânsito caótico que se apresenta.

Enquanto isso não acontece, na condição de ciclista que também sou, fica o conselho para que utilizem caminhos alternativos, e não ruas de tráfego intenso de veículos como: Venâncio Aires, Santos Ferreira, Guilherme Shell e Cairú. E aos motoristas de veículos automotores, fica a dica para que respeitem os ciclistas no trânsito.”
MÁRIO AMARAL TEIXEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário