terça-feira, 26 de abril de 2011

MEUS 10 BONS MOTIVOS PARA USAR A BICICLETA




Ilustração original: BICICLETADA.ORG / APOCALIPSEMOTORIZADO.NET


O blog do TRANSPORTE ATIVO está publicando a tradução de um texto espanhol sobre os OITO BONS MOTIVOS PARA USAR A BICICLETA. Bem, li, concordo muito com alguns, outros não tem realmente a cara do Recife, e assim resolvi que iria "revisá-los" e comentá-los, sob o enfoque nosso de cada dia!

Eis aqui os MEUS 10 motivos porque gosto de usar a bicicleta!
  1. PELA ECONOMIA: Bicicleta não paga imposto de circulação, não usa combustível, as públicas não geram gastos em manutenção, e tem sempre estacionamento gratuito. Tudo bem que em nossa cidade nem com ela acorrentada você tem certeza de encontrá-la quando voltar. Mas ainda vale o motivo.
  2. PELO TEMPO: Está mais que comprovado que em deslocamentos urbanos o meio de transporte mais eficiente é a bicicleta, principalmente nos horários de pico, principalmente numa cidade em que a gente se esforça para criar uma pedalada de mais de 30km. E com o IPI mais baixo, o tráfego vai ficar muito pior. Era ruim 5 anos atrás. Pense em algo BEM PIOR daqui a 5, 10 anos. É aí que a eficiência das bicicletas vai dar um bico nos engarrafamentos!
  3. PELA SAÚDE: A prática regular de exercícios trazem benefícios físicos e mentais. E para quem tem peso extra, como eu, ou quem tem problemas de hipertensão, diabetes, etc (ou quer evitar ter), é uma forma gostosa de unir o útil ao agradável!
  4. PELO MEIO AMBIENTE: Se 15% das viagens feitas em transportes motorizados fossem cumpridas em bicicleta, a poluição sonora e do ar nas cidades seria reduzida a metade. Colaborando para a diminuição da degradação ambiental. Já ajudaria a limpar o ar, e melhorar a qualidade de vida em nossa ensolarada capital!
  5. PELA DIVERSIDADE: Poucas pessoas não podem usar esse meio de transporte que não necessita habilitação ou qualquer documento, não há limite de idade nem condições físicas especiais. A dificuldade está só no preço das bicicletas e dos aparatos de segurança, mas em 10x sem juros, qq um pode ter uma. E eu acho que ganharíamos muito com um treinamento sobre segurança para ciclistas!
  6. PELA EFICIÊNCIA: A possiblidade de integrar a bicicleta com outros meios de transporte (metrô, trem, ônibus…) tornam as magrelas o modo mais eficaz e versátil. Isto a CTTU e o Metrorec devem a população. Quem mais usa a bicicleta são as pessoas de baixa renda, e que são também usuárias do metrô e dos ônibus. Basta uma medida burocratica para liberar isto!
  7. PELO CLIMA: O inverno brasileiro tornam a circulação em bicicleta ainda melhor. Esta eu ponho com restrição: chuva e lama são muito desagradáveis para quem está indo trabalhar com a bicicleta. Mas mesmo assim, é mais fácil pedalar no tempo nublado que no solaço brabo do verão recifense!
  8. PELO FUTURO: Se buscamos um futuro com mais qualidade de vida, devemos considerar o uso racional como parte fundamental para alcançar esse objetivo. Admite-se que se você está lendo este texto, vc lê, acessa internet, e creio eu, pensa! Logo você existe! É um ser racional! E se não for um masoquista contumaz, há de querer um futuro com mais qualidade de vida! E sem dores...
  9. POR NOSSOS FILHOS: Se o tráfego já está saturado agora, o que será daqui a 20 anos? Pense neles que tudo acima faz muito mais sentido! Sem falar que você estará dando o exemplo certo e contribuindo para criar hábitos saudáveis e formar melhores cidadãos, mais conscientes e ambientalmente responsáveis.
  10. POR NOSSOS NETOS: No andar desta carruagem, tráfego doido, aquecimento global, falta de consciência generalizada, será você ainda espera ter netos? Bem, se espera, atue. Se não espera, pelo menos pense naqueles que já tem netos e naqueles que ainda querem netos!
Finalizando. Se você não tem filhos, não tem netos nem vontade de tê-los, e não achou que estas 10 razões são suficientes para tirar a sua preguiça do banco do carro e comprar uma bicicleta, o que é que você está fazendo neste blog?

Um comentário:

  1. Adorei Robertinha!!! Parabéns!!!
    Tô precisando ir para prática.. rs

    ResponderExcluir