domingo, 8 de maio de 2011

Pedalar não dói. Evite sofrimento desnecessário by Claudia Franco

Muitas ciclistas me perguntam o porquê andar de bicicleta dói tanto. Dizem que sentem dor nas costas, na bunda, nos braços, os pés e/ou mãos adormecem.
Uma pessoa comentou que um amigo dela havia dito que era assim mesmo, que andar de bicicleta exigia sacrifício.
 Tudo isto pode ser verdade se você desconhecer alguns princípios básicos. São eles:
1-      A bike tem que se ajustar a você não você a bike. As bicicletas têm tamanho e peso diferentes. Procure uma que seja adequada a sua altura. Todo fabricante tem uma tabela com o tamanho do quadro da bicicleta relacionado à altura da pessoa.
2-      Posicionamento do guidão, banco, alavancas de freio e marcha, altura do canote, etc. Todo este conjunto deve estar ajustado corretamente ao seu corpo, do contrário vai exercer força em locais específicos e a causa será dor na bunda, costas, braços, cotovelos, formigamentos, entre outros sintomas. Por isto é importante ajustar a bike ao seu corpo, faça um bike fit em um lugar de boa referencia. Todas as dores deixam de existir quando você fizer o ajuste da bicicleta ao seu corpo. Veja o artigo a respeito de Bike Fit aqui.
3-      Apesar das pessoas dizerem que você vai se acostumar, você não precisa entrar no pedal com sofrimento, é desnecessário e isto pode comprometer passeios legais e a sua freqüência no esporte.
4-      Quanto mais conforto você tiver mais a sua pedalada vai desenvolver e mais benefícios terá com o exercício.
5-      O seu corpo não pode padecer. Alguns “bikers” acham que sofrer na bike é coisa de “macho”. Esqueça isto! Muitos deles não sabem que podem fazer um pedal extremamente confortável e com excelente desempenho.
6-      A queixa mais freqüente é a dor na bunda. Esta dor deixa de existir quando a bike estiver ajustada e quando você tiver mais experiência, pois irá distribuir melhor o seu peso sobre a bicicleta. Há 3 pontos de apoio: o selim, o guidão e o pedal. Quando você souber distribuir melhor o seu peso sobre estes pontos a sua bunda não vai doer.
7-      Desloque o seu peso para frente ou para trás. Levante, deixando as pernas esticadas. Sinta o peso do seu tronco nas mãos. Perceba como as mudanças de posição sobre a bicicleta irão alterar a pressão sobre o selim.
8-      Não coloque roupa íntima por debaixo da bermuda. A roupa íntima não tem tecido específico para este finalidade e tem costuras, vai causar mais atrito e o desconforto será inevitável. Procure por bermudas de marcas renomadas, com forro de 40 a 60 milímetros,  com espessuras modulares, ou seja, uma espessura para frente, outra para o meio e outra para a parte de trás do forro. Não recomendo as bermudas de gel (gosto pessoal), pois causam maior movimento e conseqüentemente maior fricção.
9-      Existem cremes específicos que evitam assaduras. Há um específico para o ciclismo e é vendido nas lojas de bicicletas. É excelente para quem vai percorrer grandes quilometragens.
10-   Quanto maior o selim, maior será a área de atrito, portanto é enganoso o uso do selim grande e muito estofado. O ideal é o mais fino possível, com abertura no meio para melhor ventilação e uma camada de estofado de aproximadamente 5 a 7 cm.
11-   Preste atenção a qualidade da suspensão de sua bicicleta. A suspensão é responsável por reduzir os impactos sobre o corpo e conseqüentemente a sua coluna. Dependendo do tipo de terreno e/ou pedal  use a suspensão com curso mais longo, o conforto será muito maior.
12-   Sou a favor da suspensão traseira, absorve muito os impactos que sobrecarregam a coluna e ajuda a eliminar a dor na bunda.
13-   Com tudo ajustado e sem sofrimento o seu desempenho pode aumentar em 30% a 40%. Pode confiar!

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